Não importa o quanto vai durar, é infinito agora.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Aiesec experience


Texto que escrevi pro site do time de MKT da Aiesec. Turquia é o país do mês, e como vou viajar pra lá começamos um 'diário de bordo'. Aí vai:

Sempre tive vontade de fazer um intercâmbio e posso afirmar que toda a experiência na Aiesec até agora já faz parte da realização de um sonho!

No ano passado um amigo foi viajar e me inspirou ainda mais. No começo desse ano, depois da minha formatura, chamei ele pra conversar e perguntei “-Mas vem cá...qualéquié dessa tal de Aiesec?” E aí foi amor à primeira vista. Me encantei com a proposta da Aiesec e confirmei que era por aí mesmo que eu começaria a minha viagem!

Umas poucas semanas depois, esse amigo mandou um e-mail de divulgação do processo seletivo e escreveu: “Tua hora tá chegando mais rápido do que tu imagina”. E ela realmente chegou. Me inscrevi pra seleção, fiz a entrevista e segui pesquisando sobre a Aiesec, procurando blogs da galera que tá viajando e fui me envolvendo cada vez mais. Quando a Dé ligou pra dizer que eu tinha passado na seleção, eu fiquei muito, muito feliz!! Parece que ali, naquele dia, eu já comecei a arrumar as malas... acho que quando a gente se propõe a viajar, passa por um processo de desprendimento que começa muito antes de chegar no destino. Todo o meu planejamento pro ano de 2010 estava mudado.

Quando comecei a procurar as vagas, me apaixonei por uma oportunidade na Ucrânia e me joguei de cabeça pra que tudo desse certo. As coisas não aconteceram como eu esperava, e apesar de ter ficado um pouco chateada, segui “conversando” com vagas em todos os lugares possíveis. Um dia desses, como quem não quer nada, só de curiosa... dei uma olhada nas vagas de ET que estavam disponíveis. Há! Achei o que eu queria. A coitada da Gabi, que escutava minhas lamúrias e respondia toodos os e-mails que eu mandava toodos os dias, disse que eu poderia me postular para um ET, mesmo tendo um perfil de DT. Foi aí que surgiu a vaga na Turquia, na @Kocaeli! Nunca tinha ouvido falar sobre Kocaeli, nem sabia se era uma cidade, um estado, uma universidade... Enfim, dados geográficos resolvidos, e a confirmação que a escola onde vou trabalhar é na província de Kocaeli que é onde fica a cidade de Izmit, que por sua vez fica pertinho de Istambul, que ... aaaaah Istambul!! É pra lá que eu vou =)

A Aiesec de lá foi super rápida pra me responder e antes de eu perceber, meu status havia mudado pra MATCHED!!

To super feliz com tudo isso que tá acontecendo. Acredito que nada acontece por acaso e que realmente essa experiência na Turquia vai ser demais... que apesar de ter demorado pra eu achar a vaga e pensar que já queria estar viajando a essa altura do campeonato, a espera vai ser recompensada por uma oportunidade única!

Pra mim, essa viagem vai ser como uma pós-graduação... Muita gente pergunta por que alguém no muundo vai querer se formar e escolher uma profissão “pra ouvir os problemas dos outros o dia inteiro!”. Bom, eu sempre achei que ser psicóloga fosse muito mais que isso, e agora depois de formada, tenho certeza! Acredito que pra poder ouvir e conviver seja com os problemas, as dores, os amores, as desconfianças ou simplesmente as vivências de outras pessoas, eu tenha que ter vivido bastante primeiro. E não é uma questão de viver muitos anos, mas de viver anos intensos, cheios de vida! Um autor que eu gosto muito, o Contardo Calligaris, escreveu que pra um terapeuta “muito mais do que a vontade de ensinar os outros e de mexer com as suas vidas, é importante a aceitação carinhosa da variedade das vidas com todas as suas diferenças.”. Essa é a minha ideia... praticar o desapego às coisas pequenas que modulam nossa vida sem que a gente se dê conta, sair da rotina de repetições que nos prendem à sofrimentos que já não nos deixam seguir sozinhos e, principalmente, me deixar tocar pela diversidade de vidas, de pessoas e aprender a ser uma pessoa mais tolerante, desapegada e, por que não, uma boa companhia... Afinal, se não estamos aqui pra fazer bem para os outros, estamos para quê mesmo??

Nenhum comentário:

Postar um comentário