Não importa o quanto vai durar, é infinito agora.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

De verdade...

Não sei nem por onde começar.

Talvez eu deveria ter escrito já quando cheguei na Alemanha e me virei tri bem sozinha e fiquei tri orgulhosa de mim mesma. Talvez pudesse ter escrito no vôo de Munique até Istanbul, ou ontem à tarde, ao invés de ter ficado no escritório da Aiesec conversando fiado com o pessoal...

Talvez... mas talvez nem escrevendo a cada 5 minutos eu daria conta da grandeza que essa experiência tá se mostrando pra mim. É incrível! É literalmente um outro mundo, onde as pessoas falam uma língua ainda impossível de entender, onde muitas mulheres se cobrem inteiras com uma burca e outras usam só um lenço cobrindo os cabelos e “All Star” nos pés, onde agora eu tenho mais dois irmãos e mais alguns conhecidos cujos nomes eu nem entendi quando se apresentaram pra mim: Birayalp, Mirayhan, Ercan...

Sei lá por onde se começa contando tudo isso...será que tem como contar? Será que vai ser fácil de entender? Sei que é difícil botar tudo em palavras, porque quando a gente escreve faz circular os fantasmas que nos acompanham em cada situação diferente pela qual passamos... aí que gente quer escrever e se dá conta de que nem tinha se dado conta do que realmente tinha acontecido!!

Bom, sei que tá sendo incrível... ainda não caiu a ficha. Ainda olho pela janela e não reconheço onde eu to morando, não faço a menor ideia do nome da minha rua – até porque ainda não sei se é uma rua, um condomínio – ainda não sei se isso vai dar certo, ou se isso é dar certo, ou se dar certo é ficar sempre se perguntando...sem parar!

Lets’s go... a minha experiência começou e já garanto que me pegou de assalto, me surpreende a cada minuto e tá linda demais. Tô muito feliz, e certa de que isso é o que mais importa agora... Ainda mais que pra dizer tudo isso em turco, precisa uma palavra só: mutluyum!

Buenas, gente... não sei bem quem vai acompanhar esse blog, ou se ele vai servir só pra minha recordação mesmo. De qualquer maneira, como não consegui escrever logo, vou separar os posts pelos dias desde que cheguei... acho que fica melhor pra mim também =)Esse aqui vai ser gigantão, mas os próximos vão ser mais práticos (há!ó eu fazendo piadinha!)


O começo

Levei uns 2 dias pra arrumar as malas. Eu sou tri atrapalhada pra me organizar (há!de novo!). Na verdade, é muito difícil saber que roupas tu vai usar daqui a 3 meses. Eu não sei nem o que eu almocei ontem, então calcula comigo =)

Mas na verdade, verdade mesmo... brabo é ter que se despedir das coisas que tu sabe que não vai levar junto. E cada peça de roupa que eu separava eu já ficava viajando em que lugar eu ia usar, será que faz caloor? Será que o inverno vai ser puunk? Será que chove? Dá tempo de comprar uma bicicleta?? Aaaafff... dificílimo manter os pés no chão numa hora dessas!!

“Óbeveo” que não dormi nada de quinta pra sexta. Pulei da cama, tomei banho, fiz uma torrada (será que rola torrada na Turquia??) e aí comecei a andar pela casa que nem barata tonta. Olhei umas 200 vezes se o passaporte e o dinheiro e os cartões de crédito e os papéis do seguro e a pasta de dente estavam na bolsa. Sério: umas 200 vezes!! Aí ainda trovei com o Arthur na sacada da casa dele. Querido... nem fui dar tchau porque fiquei com medo que ele ia chorar muito (aham... ele!!!). Deu tempo pra ele encomendar uma fantasia do Ben 10 de presente. (Putz!! Ben 10... não pode ser de Bahuan, meu querido??hehe). Aí, eu que tava toda me segurando e dizendo que ninguém precisava chorar fiquei com uma baita vontade de abriiir o berreiro e começar a chorar e me desesperar e... nossa! Só fazendo de conta que não tava com vontade de chorar é que agüentei no tranco essa última semana! É uma coisa sem explicação...

(...) é sem explicação, gente... querem o que???

Aí que então partimos! Ainda passei na casa do Roger pra buscar uma bandeira do RS que ele me deu de presente (se ele tinha só me emprestado esse é um aviso sutil: não vou devolver!!!hahaha) e no caminho... a casa da tia Nair! Putz...aí foi brabo!! A tia Nair chorando é pra matar qualquer coraçãozinho que se faz de forte! O tio Darcy ainda me deu aquela última recomendação imprescindível: “oooolha, guria! Tu te cuida!!!” e aí sim,tchau Igrejinha =)

Chegamos no aeroporto e eu já percebi que tinha mais bagagem do que uma pessoa sozinha e em sã consciência consegue carregar. Putz grila! A mala parecia que pesava uns 130 kilos e ainda tinha mais o mochilão e mais a mochila e mais a bolsa com as coisas que eu precisaria em Munique e mais... meu peso na consciência por estar carregando tudo aquilo hahaha! Vambora!!!

A Anna e a tia Rosane (vulga Sáni Flêck =) chegaram lá também! Trovamos fiado um pouquinho, a Anna me deu um presente fooofo demais (uma caneca com nossa foto emoldurada por corações cor de rosa com arabescos e... ah, a cara da Anna hehe) e aí chegou a hora derradeira... da despedida! Claro que chorei...impossível não chorar...mas ao mesmo tempo, eu tava tão segura do que eu tava fazendo e parecia que eu sabia exatamente pra onde eu tava indo e tudo que eu precisava fazer pra chegar lá que... sei lá, eu tava bem =)

Na sala de espera pro embarque olhei pra um lado, olhei pro outro e pensei: putz! tô sozinha meeeesmo!!! Agora é só torcer pra eu ser uma boa companhia! Let’s gol!!!
Aí que de Porto Alegre fui pra São Paulo e lá peguei o vôo pra Munique. Esse sim foi f... Passei mal demaaais durante a madrugada toda e não dormi nada! Até chazinho o “aeromoço” (se é que me entendem hehe) teve que fazer pra mim! Nervosismo, altitude, azeitonas, coca sem gelo, vai saber o que não bateu legal nessa história! Pra minha sorte, minha poltrona era na primeira fila e eu tava na cara do banheiro já. Sério: uma hora eu achei que ia vomitar no alemão sentado do meu lado!! (chega de detalhes,néam??)

Vamos aos detalhes legais, aqui em... Willkommen in Deutschland!!!

Tava meio zonza ainda, cheia da dor de barriga e saindo do avião dou de cara com um pinta mostrando uma identidade da polícia federal e falando em alemão comigo. Que medo de policiais que falam alemão, que meeedo!! Aí o cara perguntou: “Sprechen Sie Deutsch?” e eu, querendo dar uma de esperta disse que falava um pouco. Ele emendou a segunda pergunta e eu já não sabia responder hahahaha! Uma abordagem toda com cara de cinema, porque ele ia atacando só algumas pessoas que passavam e pedia pra ver o passaporte e perguntava o que tava fazendo lá, e quanto dinheiro tinha... Fiquei me sentindo tri suspeita =)

Aí fui lá pra esteira buscar meus elefantes brancos de 130 kilos e depois disso procurar um lugar para deixá-los pelo aeroporto até o dia seguinte, quando seguiria pra Istanbul. Isso feito, fui ver o que encontrava sobre o trem que eu precisava pegar. Peguei um mapa em inglês, perguntei uma coisinha aqui, outra ali e fui pra fila dos “gíguetes”. Comprei o da ida e o do dia seguinte e fui ver se achava o trem. Achei que aquele era tipo um metrô, mas na verdade non era... o nome é Schnell Bahn = (trem rápido). Well, eu sabia que teria que ir pra Estação Central (Hauptbahnhof) e que a linha era a S8 ou a S1...mas pra que lado??? Perguntei pra uma senhorinha que me ajudou toda simpática, e depois ainda me convidou pra sentar com ela e o marido dentro do trem. E a tal da senhorinha gostaaaaava de uma conversa hehe. Contou da vida, da família, das viagens, do marido que era professor, me deu um chocolate, pediu meu endereço, tirou foto minha e do marido dela aaaafff... Um amor ela!!! Me abraçou antes de eu descer na estação que parecia que éramos velhas conhecidas! Bela recepção em Munique =)



Na estação, é fácil de saber por onde ir. As indicações das saídas e das ruas são bem claras, tu só precisa saber direitinho onde quer chegar! E o meu destino era Arnulfstrasse, 102 – A&O Hostel. Aí que tava chovendo e tive que gastar uns euros em um guarda-chuva, porque eu sabia que a caminhada era puxada até o tal do hostel e a chuva não tava fraquinha. Daí lá fomos eu, minha mochila, uma bolsa e o guarda-chuva que deve ter sido costurado com fio de ouro, porque custou caro uma barbaridade!!

Andei,andei,andei e tava achando que tava muito longe e já pensando que ali na esquina e... PUTA QUE PARIU!!! EU TÔ SOZINHA NA ALEMANHAAAAA!!! Iiiiihuuuuu!! Não parece real, não parece com nada na verdade... parece que eu tinha que estar sentindo outra coisa, ou que devia estar concentrada pra não errar o caminho, mas era eu ali: sozinha andando em Munique como quem anda em Tramandaí atrás de um creps =) Bah... e eu tava bem =)

Cheguei no hostel e tive que esperar um tempo até meu quarto estar liberado. Esperei ali pela recepção, me diverti com o bando de gente com roupas típicas tri bonitas e cantando umas músicas bem conhecidas da “minha” Oktoberfest (Ein prosit, ein prosit! Der kemütlichkeit!!). Quando fui pro quarto, tomei um banho ligeirão e troquei de roupa antes de passar perto da cama, se não: adeus Oktoberfest. Eu tava muito cansada maaas, vambora!!!

Peguei meu rumo pro parque da Oktober – o que não é nada mais além do que seguir o fluxo das pessoas na cidade inteira =). Foi muito legal chegar lá!!!! Eu seeempre quis conhecer essa festa e tava felizona de estar lá! Claro que, pelo horário que eu cheguei, já não consegui mais entrar nas tendas das cervejarias, que é onde o bicho peega, mas valeu a pena mesmo assim. Conheci o parque todo, comi um “brot mit wurst”, tirei umas fotos e comprei um hertz beeem schöen escrito “Du bist liebe”... “Aaach, wie schöen” como diria minha avó!!!





Andei um tempão por lá e aí já começou a chover de novo. E eu mesmo cansada, mas tão cansada, ali no meio daquela alemoada toda não podia negar a veia teimosa do meu Deutsch DNA e resolvi voltar a pé pro hostel pra passear um pouco mais pela cidade =) In fact era bem pertinho, então nem foi tão ruim assim. Foi lindo, na verdade, porque passei por lugares tri bonitos da cidade e ainda parei numa padaria e comprei um butterbretzel que tava uma “dilícia”!! (#ficadica desse hostel pra quem for pra Munique – pertinho da estação de trem, de ônibus e do parque da Oktober – e tu ainda corre o risco de dar de cara, assim como euzinha aqui, com uma excursão só de homens vinda diretamente da Itália!!! Fala sério: e eu sem poder ligar pra Anna, Mi e Édina pra gritar: guuuuuriiiiiiaaaaaaaas!!!!hehehe).

Resumo rápido: tomeibanhocaínacamaedormi =)

Domingo de manhã, caminho inverso até o aeroporto. Pega mala, faz check-in sozinha que a Lufthansa é das coisas práticas hehe, despacha mala, vai pra fila, revista a bagagem de mão, entra no avião eeee.... Istanbul, here we go! Será que é aqui que tudo começa???

7 comentários:

  1. Maz olha só...Oq uma passeada pelo facebook ñ rende!
    Fê..adooreii o post :)
    e to louca pra ler os próximoss hehehe..
    td de bommmmm guria!! e aprooveiitaa mto³³
    bjs Gaga

    ResponderExcluir
  2. Feeeee!!! queee mara heauhaeuae
    adoreeei teu post, a parte do nervosismo no avião foi a melhoooor!!! vou ler toodos!!!
    te cuidaa aii queridaa!!
    beeijuus Lisi!

    ResponderExcluir
  3. Fê, simplesmente excelente!!! Me identifiquei pacas e me fez lembrar de coisas que já havia esquecido... As surpresas a cada passo, as perguntas sobrepostas, mil descobertas por minuto... Muito bom!

    Música da fase:
    "how does it feel? how does it feel?
    to be on your own with no direction home
    a complete unknown, just like a rolling stone"

    keep going!!

    ResponderExcluir
  4. Lindo cunha, revivi uns momentos com esta história da chegada na Alemanha, foi bem parecido, com a diferença que eu tinha um GPS, hehe.Tem até uma foto igual na entrada da Oktober...
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Lindona da Pá, que coisa mais linda ler tudo isso. Me imaginei lá, juro. Fazer intercâmbio, acredito eu, é a experiência mais extraordinária que alguém pode passar. Aproveita, aproveita e aproveita. Se a saudade bater MUITO forte, pensa que logo passa, você volta(assim espero...), e você vai ter o resto da vida para lembrar. Outra coisa, tenho certeza que essa idéia de intercâmbio deve vir desde a época em que nós chacoalhávamos dia após dia na super Mobilete hahaha. De tanto mexer a cabeça, alguns"parafusos" devem ter se soltado, sem falar na convivência com a super motorista , que também tem alguns parafusos a menos.Fê lindona, saiba que penso em ti todo o tempo, mas tenho certeza que tu tá bem e principalmente FELIZ...
    Beijos e te amo muito.
    "A alma é uma borboleta...
    há um instante em que uma voz nos diz
    que chegou o momento de uma grande metamorfose..."
    Esta frase de Rubem Alves descreve exatamente o
    que estás passando. Uma grande e linda metamorfose!!!
    Bjs, bjs e bjs

    ResponderExcluir
  6. Fê, to louca pra ler o próximo capítulo...

    Beijos e aproveita!!!!

    Vivi.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu não achei um resumo rápido! hauehuahe...
    Mas eu imagino que isso seja apenas "um espirro" perto de tudo que tem pra contar e tá vivendo aí!
    Muitos beijos com sabor de orgulho!

    ResponderExcluir