Não importa o quanto vai durar, é infinito agora.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Situando...



Essa história de tempo sempre tomou bastante do meu tempo.

Nessas últimas semanas, fiquei martelando por dias inteiros na minha cabeça: será que os dias estão passando muito rápido? Será que vou me acostumar a morar aqui e parar de achar que cada esquina merece uma foto? Será que hoje é terça? Que horas são agora no Brasil? O que eu to fazendo aqui mesmo??

Isso de ter um blog, ou pelo menos esse compromisso de escrever sobre o que acontece é bem bom pra poder rever e repensar o que tá se passando... pra não deixar cair tudo, não digo no esquecimento... mas pra não esquecer a potência que tem essa experiência na minha vida e me deixar tomar por ela de verdade.

Tem forças vindo de todos os lados, de todas as frentes e se não cuidar elas derrubam... mas se cuidar bem, cair um tombo é bom de vez em quando pra sacudir a poeira. “O pó se acumula todos os dias sobre as emoções”, já disse o Caio F. Abreu.

Mas vamos aos acontecimentos, que o povo quer é saber das coisas práticas, néam???

Buena... Tô morando na cidade de Izmit, estado de Kocaeli (pronuncia Kôdgêli, acredite se quiser!) que fica a mais ou menos 100km de distância de Istanbul e uns 350km de Ancara, a capital da Turquia. Subindo do centro até a minha casa, dá pra ver toda a parte da costa marítima da cidade, que é linda,linda,linda e multi colorida durante a noite!

O centro de Izmit é diversidade pura. A praça que é o ponto de encontro do pessoal, fica entre uma mesquita e o Mc Donalds. Tu cruza com algumas mulheres vestindo aquela burca toda preta que deixa só os olhos aparecendo e com outras que combinam o salto alto e a bolsa com a cor do lenço que usam pra cobrir só o cabelo.






Moro em um apartamento com dois irmãos: o Birayalp e a Mirayhan. Eles moram sozinhos aqui há pouco tempo, porque estudam na Universidade de Kocaeli. Os pais deles moram em Izmir. O Biray é aieseco também, e é quem fala mais inglês comigo. A Miray é mais envergonhada e fica o tempo todo pedindo pra ele me perguntar alguma coisa ou pra traduzir o que eu falo, ou o que ela fala... É um tal de: Biray, como funciona isso aqui? Biray como que eu digo “pára que eu quero descer” em turco? Biray, que hora mesmo eu tenho que pegar o ônibus? Biray, pergunta se a Fernanda tá com fome, pergunta se ela gostou da janta, pergunta se ela quer comer mais, explica pra ela o que tá acontecendo na novela... aaaaaaafffff... Pobre Biray!!! Vai enlouquecer ainda até eu ir embora daqui hehehe!!





Nossa convivência tá sendo bem tranqüila. Ganhei uma chave da casa no primeiro dia já, e tenho total liberdade pra sair, chegar a hora que eu quiser, dormir fora... Pode parecer simples, mas nem todas as host families daqui da Turquia liberam os trainees pra fazer o que quiserem, ou poder ficar fora de casa à noite... complicado, mas faz parte daquele pequeeeno detalhe que a gente fala tanto nas reuniões de preparação de intercâmbio da Aiesec: choque cultural =)) Bora lá!!

Falando em Aiesec, o CL fica no centro da cidade. Na segunda-feira depois que cheguei, Biray e eu fomos até lá pra uma reunião com o Batuhan, que é VP de ICX (levei meeses pra entender um pouco dessas siglas da Aiesec, e ainda não sei nem metade delas... então quem é aieseco entende, quem não é não vai entender nem se desse pra desenhar aqui... nada que vai mudar o entendimento do causo hehehe!!). A reunião era pra falar sobre questões do host, das combinações que faríamos para a convivência na casa, pagamentos e demais formalidades. Também combinamos que o Seyit iria comigo no dia seguinte para uma reuniao na escola onde eu vou trabalhar enquanto estiver aqui. O Seyit é reception officer, ou seja, cuida de receber as pessoas que vêm pra cá; e o Batuhan era o manager da TN que eu fechei o match, então era com eles que eu falava antes de vir pra cá.
No CL, o pessoal fala em turco o tempo inteiro então só passo por lá quando tenho meeting com alguém ou algo assim... Mas a Aiesec Kocaeli ainda vai ter seu capítulo aqui no blog =))

Tem mais duas brasileiras morando aqui: a Dani que é da @ Porto Alegre também (e que quando a gente se conheceu por e-mail, nunca imaginava que realmente se veria de novo do outro lado do muundo... a gente se encontrou uma vezinha só, na noite do meu Pinga-fogo, e agora se vê e fala todo dia aqui como velhas amigas...Coincidências aquarianas né, Dani??) e a Renata, que é de São Paulo e que também é aquariana =)) A gente ainda vai dominar o mundo hehehe!! A Rê mora com uma host family “mó querida” como ela mesmo diria hehe, e tá fazendo um DT num centro de reabilitação. A Dani quando chegou aqui ficou morando um tempo na casa do Seyit, aí foi morar com uma host family, aí resolveu empacotar as coisas e morar com o Nacho (amigo chileno queridíssimo também) na casa do Ercan (pronuncia Erdjan... já viu que o “C” é “G” né minha gente?? – que é turco e também mora sozinho num apartamento grandãão no centro!) e tá sempre agitando por aí hehe... Ela também veio fazer um DT (Development Traineeship), mas sobre esses DT’s das gurias vale um espaço naquele capítulo “Aiesec” que ainda virá =)) A gente passa um tempão juntas, falando de tudo e todos em português (inclusive no CL, só de birra hehe) e se divertindo dividindo algumas esquisitices turcas. As duas já estão aqui há mais tempo e me ajudam um monte com as coisas práticas dessa vida Izmitiana =)




O meu intercâmbio é de um tipo diferente das gurias, é um ET (Educational Traineeship). Vou trabalhar em uma escola de educação infantil junto com a professora de inglês das crianças, que tem de 3 a 6 anos =)) Já comecei a ir pra escola – que é linda e fofa de morrer- e mofei por lá por uns dias antes de começar a dar aula mesmo, mas isso conto em detalhes em outro momento também =) As profes são super simpáticas comigo, ou me odeiam, ou falam de mim o tempo inteiro... não sei: elas não falam inglês aaaaaaaaaaaafffffffff!!!

Isso é outro detalhe totalmente demais: a comunicação por aqui é divertidíssima (ou desesperadora dependendo da situação hehe). Tu pergunta se o cara fala inglês e ele responde: “a little bit”, aí tu faz a segunda pergunta e ele já não sabe responder ou fica falando em turco como se tu entendesse só porque ele tá se esforçando pra que tu entenda hahaha! Aí tu pergunta em inglês, ele responde em turco, tu faz uns gestos com as mãos e aponta pro objeto ou pra direção que podem estar em questão, aí ele fala umas coisas turcas que tu não entende, mas termina com “ Tamam?? – que quer dizer “Ok”?- e tu termina a conversa e pode ter acabado de trocar um carro novo por uma bicicleta de barra circular, ooou... vai realmente chegar onde tu queria!! Vou te contar que não é naaada fácil hehehe!!!
Aprendi algumas palavras já, mas é bem difícil já que as letras tem pronúncias diferentes das que eu to acostumada, e tem letras novas e acentos em consoantes e...

Nossa... muitas coisas. Muitas diferenças na maneira de viver, de comer, de falar, de arrumar a casa...de tudo!!! Confesso que esperava um lugar mais primitivo, sei lá...achava que a cidade seria bem diferente. Mas ao mesmo tempo, alguns costumes daqui ainda me surpreendem muito!!

Durante todo o dia, em horários diferentes (que variam de acordo com o sol, segundo o Biray) pela cidade inteira, não importa onde tu estejas, tu escuta as preces vindas dos alto falantes das mesquitas. Confesso que ainda não me acostumei com elas... e o mais estranho, é que as pessoas com quem convivo são muçulmanas, mas não são “religiosas” (modo tosco e até arriscado de definir!). Isso significa que elas seguem fazendo exatamente o que estão fazendo como se não escutassem o mesmo que eu, que ainda me tomo e desvio a atenção para isso que às vezes parece uma música, outras parece uma confissão, em outras parece que o cara tá sofrendo pra caramba... Nossa, é realmente intenso pra mim ainda, e nem sei se vai deixar de ser... (esse fim de semana, tirando a 23875ª foto em Istanbul, ainda perguntei pra Rê: será que ainda me acostumo e paro de tirar foto de todas as mesquitas que eu vejo???!! hahaha).

Vou na feira e tiro foto, mas chego em casa e já sei fazer çai (pronuncia “tchai”... lembra da novela Caminho das Índias??). Não entendo nada que as pessoas falam comigo, mas cumprimento com “merhaba” e agradeço com “teşekkürler”... Muita, muita coisa ao mesmo tempo... muita coisa boa =) Tô super feliz com tudo que tá acontecendo, com os lugares novos que descubro todos os dias, com isso de ficar pensando um monte no que mesmo eu tô fazendo aqui... Tá me fazendo muito bem =))





Tamam!! Sei que esse post ficou meio tosqueira, meio "resumo rápido" mas eu também sei que tava devendo esse momento “situando familiares”. Ainda tem muita coisa pra contar, mas preciso de tempo pra organizar isso tudo... Quem quiser ver mais fotos, acessa meu Facebook. Vou organizar o Picasa também um dia... mas não sei quando hehe!!

Görüşürüz =)

7 comentários:

  1. Yeah Poor me =)

    I should tell to the people in LC, they must follow your blog =)

    ResponderExcluir
  2. Já estou querendo ir pra Turquiaaaa!!! :)

    Beijooosss, Fê!!!

    ResponderExcluir
  3. Feeeee,
    Que delícia de leitura prá gente! Visualizei tudinho!
    Beijãoo.

    ResponderExcluir
  4. Tudo de bom, Fê! Aproveita toda esta diversidade, estas cores lindas, esta nova vida que tem por aí. Tu merece.

    Big beijo!

    ResponderExcluir
  5. É como se eu estivesse aí contigo, muito legal teu relato. Fica devendo a foto das crianças daí que devem ser fofíssimas!! Bjssss amamos-te muito... Seja felizzzz, muito felizzzz

    ResponderExcluir
  6. Fê!
    Muito legal teu relato!
    Faz a gente viajar junto!
    Não conheço a Turquia ainda, mas já estive em alguns países muçulmanos e tbém não parava nunca de tirar fotos de mesquitas! Eles são lindas demais!
    Curte bastante!
    Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  7. Que ótimo que estejas gostando beibe. Fico feliz que já esteja situada!
    Beijos

    ResponderExcluir