Não importa o quanto vai durar, é infinito agora.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Değirmendere

Izmit é uma cidade tri bonita. Sou suspeita porque adoro todas as cidades que "têm mar", e apesar de muita gente dizer que outros lugares na Turquia são muito mais bonitos eu preciso confessar: tô a-man-do morar aqui =))

Tenho que dizer que é difícil de entender essa questão de cidade, estado, região, província ou qualquer coisa que o valha por aqui... Alguns chamam o lugar de Kocaeli, outros de Izmit...Parece que Izmit faz parte de Kocaeli, mas na verdade não é uma cidade, seria uma localidade de Kocaeli que por sua vez é uma província... Já li também que Izmit é a capital de Kocaeli...

Enfim... nem sempre entender da geografia significa conhecer o território... E estar territorializado tem muito mais a ver com "se sentir em casa" mesmo em um lugar totalmente desconhecido, do que saber identificar o lugar em um mapa.

E é de criar territórios que eu vivo por aqui =) Cada ruazinha, cada caminhada diária pelo centro, cada vez que me perco e me encontro num lugar novo, me encho de novos caminhos interiores...

Em um dos meus lugares favoritos aqui em Izmit,o SekaPark - um parque lindão cheio de decks e cafés à beira mar- a vista da costa é maravilhosa e perfeita pra acompanhar o çai =)



Como dá pra perceber pela foto acima, "creo que he visto una luz al otro lado del río"... Ou no caso: "del mar de Mármara" =) 

Atravessando a costa com o ferry boat a gente chega em Değirmendere,  cidade (??) suuper bonita e de uma tranquilidaaaade muito gostosa! A cidade fica entre Gölcük, onde se localiza uma base naval da Marinha, e Halidere.

Vista do lado de lá...


Değirmendere foi o epicentro do terremoto que aconteceu aqui em Kocaeli em 1999. Foi uma tragédia gigante, como se pode imaginar de um terremoto de 7.4 de magnitude. 
Bem na beirinha do mar ainda é possível ver a estrutura das construções que existiam por ali, e uma marca mostra até onde a cidade se estendia... lugar onde hoje só se pode imaginar para além da água...

A bóia vermelha indica até onde ia a cidade...



É bem desacomodadora a história do terremoto... Acho que a tranquilidade que toma o lugar pode ter também um pouco da perda que a cidade sofreu... Depois de tanta desacomodação, a tranquilidade parece ser o que sustenta os edifícios e a vida que teve que ser construída toda nova por lá...

Amei saber mais esse lugar tão perto de onde eu moro... É uma delícia criar territórios à beira mar =)

“Há riscos na cidade, escondidos, ocultos
O risco que ninguém corre, mas não vê
Erguem-se os muros, fecham-se as grades
Do lado de dentro, a calmaria vazia do que não se vê. E do outro lado do muro riscos e mais riscos
Ondulados segundo o passo na calma repleta de Deus
Entre os carros e os muros, entre a fome e o pão, entre a sede e o café, entre mim e eu e mais ninguém.”

2 comentários:

  1. Fê, sem dúvida alguma tu é minha fonte de inspiração.
    Te admiro muito e estou muito feliz por vc estar feliz aí e estar conhecendo lugares incríveis.
    Beijos
    Te amo
    PS.: Não esquce de mim!

    ResponderExcluir
  2. Cunha, teu blog tá lindo. A histórias são maravilhosas e as fotos também, chego a suspirar imaginando estes lugares que tu descreve. Bem eu que quase não gosto de viajar. Beijos

    ResponderExcluir