Não importa o quanto vai durar, é infinito agora.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Kurban Bayramı & Antalya

Esse tal de bayram tinha tudo pra ser bom só pelo fato de começar no sábado dia 13 e terminar só no domingo dia 21 de novembro =) 9 dias, nooove diiiiiaaas...que maravilha!!

Kurban Bayramı significa "Feriado do sacrifício". É o feriado mais longo e mais antigo da Turquia, e que tem origem em uma história bíblica. A história diz que Abraão teve um sonho que dizia que ele teria que sacrificar o seu próprio filho, Isaac, pra Deus. Abrãão decidiu obedecer, mas na verdade o sonho era só um teste à fé dele. No dia do sacrifício, nos últimos momentos, um anjo apareceu e deu um carneiro pra que ele sacrificasse no lugar do Isaac. (olha eu contando histórias bíblicas...e o professor Elvino, lá nas minhas aulas da doutrina achou que eu não ia dar em nada hahahaha!!!)

Mas daí que os muçulmanos aqui continuam seguindo ao pé da letra essa tradição: uns tempos antes do bayram, as famílias já compram animais e vão alimentando no pátio de casa pra preparar eles pra sacrificar no primeiro dia do bayram. Uma parte da carne eles comem, fazem reuniões de família e tal, e com a outra parte eles presenteiam famílias mais pobres, enfim...pessoas que não teriam condições de comprar carne (que é caro pra caramba aqui) pra comemorar o bayram.

"Ayşe, era só uma brincadeira!! Ayşe você está bem?..."

São 3 dias de sacrifício, que ainda envolvem algumas idas à mesquita e visitas a todos os familiares que moram loonge e trocas de presentes e muito mais!
Claaro que isso do sacrifício dos animais quem faz são as famílias mais tradicionais. Já é bem comum por aqui eles fazerem doações em dinheiro pra alguma instituição ou ajudar alguém que esteja precisando...

De qualquer maneira, o país fica todo uma baita muvuca!!! Como tem essa tradição de visitar a parentada, conseguir passagens de ônibus, trem, avião ou qualquer outro meio de transporte é um sacrifício (tá...dispensável o trocadilho, mas foi inevitável =). O centro de Izmit que já é sempre lotado, tava uma confusão só nos dias antes do feriado... A mulherada cheeia de sacola, fazendo as "compras de bayram" como eles chamam, e as lojas de doces e baklavas bombando também (apesar de o Ramadam ser o "Feriado do doce" numa tradução tosca, nesse bayram também é comum oferecer e presentear com doces).

Euzinha aqui, que não sabia direito como tudo funcionava, tava morrendo de medo de andar por aí durante os dias do sacrifício e dar de cara com as pessoas matando vacas no meio da rua. Bem assim, grotesco mesmo! Mas aí (depois de rirem de mim) meus amigos aqui explicaram que os sacrifícios são feitos em fazendas e lugares mais afastados, ou no pátio das casas, mas que não é assim, essa coisa explícita e grotesca que eu tava imaginando (isso me referindo ao fato de não ser na rua, porque matar os animais eu ainda acho grotesco!! prontofalei!!!).

Bom...toda essa introdução é só pra explicar o fato do feriado de NOOOVEE dias que se passou por aqui e agora começar a contar o que eu fiz nesse tempo todo =)))) 

Pra começar em grande estilo: festa em Istanbul na sexta à noite. Eu e a Simona, romena que também é EP da Aiesec, pegamos o trem e rumamos para lá!
Festa na Taksim à noite e pernada pela cidade no sabadão!!

Era a primeira vez da Simona em Istanbul, então fomos pra lugares que eu já conhecia e podia achar mais fácil! Sério, mesmo em Istanbul onde mais gente fala inglês, pode ser bem difícil entender as explicações do pessoal!!
Passeamos pelo Grand Bazar, paramos pra um café, andamos pela New Mosque, paramos pra umas baklavas, fomos pra Sultanahmet e pra Aya Sofia e nos presenteamos com um final de tarde em mais um café lindão!! Foi uma delícia... É muito bom andar por lá sem a sensação de "nunca mais volto pra cá", sem ser turistona mesmo,sabe? E a Simona é uma baaita companhia!! Querida que só ela, daquelas parceironas pra curtir a caminhada sem stress, aproveitar a cidade sem achar que tem que ver tudo de uma vez só... Tudibão!!

Seguindo o baile no final de semana, fui conhecer Değirmendere, como já contei em outro post!
Fui pra lá no domingo e na segunda de novo, delícia de lugar!

Terça-feira à noite peguei o bus pra uma das cidades mais famosas aqui da Turquia: Antalya! A previsão era de tempo bom, e como por lá sempre é mais quente havia boatos até que ia dar praia..Uhuuu!! Novembro e praia: tudo a ver =)

Como havia sido em Izmir, fiquei hospedada na casa dos familiares dos meus hosts. Os avós e tios moram por lá e toda a galera tava reunida de novo – em maior número dessa vez.  A família mora no mesmo prédio, mas em apartamentos diferentes...mas é como se fosse uma casa só. A gente dormia em um apartamento, tomava café da manhã no outro, voltava pro andar de baixo pra se arrumar e se encontrava pra sair no andar de cima de novo. Toma banho num lugar, estende a toalha no outro, e vambora!!
Além do feriado, também aconteceria a festa do noivado de uma das primas deles, a Çidem. Aqui na Turquia é assim: a família da noiva prepara a festa do noivado e a família do noivo prepara a festa do casamento. Imaginem comiiigo estar hospedada com os familiares da noiva antes do noivado: baita função!!!! Mas de novo: o climão de família é muito gostoso e eles são todos queridos demais!! A avó então, figuraça! Sempre de ouvido em pé, sabendo de tudo que se passa, perguntando sobre tudo, e o mais engraçado: falando em turco comigo normalmente, como se eu entendesse tudo. Eu ficava olhando pra ela com cara de tonta, só dizendo “alamadım” que significa “eu não entendo” e aí ela repetia tudo de novo...em turco de novo, só que falando mais alto, tipo pra ver se daí eu entenderia !hahahaha  Era um sarro!!

Avó
Preparando as lembrancinhas do noivado
Todos os dias que eu estive lá estavam lindíssimos e rolou até uma prainha mesmo... (Preciso confessar que a água tava gelada e o clima também não era dos mais quentes pra decidir entrar na água, mas fala sério: não tinha como resistir!!! Esse tal de Mediterrâneo é lindo demaaais!! Eu não ia me perdoar se voltasse de lá sem ter tomado esse banho de mar!!)



Roupas altamente adequadas para o ambiente











Conheci o centro da cidade, da praia de Lara onde nós estávamos, e a parte mais antiga da cidade:  uma vila lindíssima que parece de novela. E sem contar a delícia de estar em uma praia,né? Tu tá andando distraída, meio perdida e de repente dá de cara com aquele marzão de novo!! Ameeei!





 Fomos para a Dudden Waterfall, cascata que fica em um parque cheio de verde e que parece, de todos os ângulos possíveis, um cartão-postal.




Depois disso, fomos conhecer as ruínas da cidade de Aspendos, cidade greco-romana onde fica o teatro mais bem preservado daquela época.
Mais uma vez: não alcanço as palavras que descrevem visitar um lugar construído no ano de 155 com capacidade pra 7 mil pessoas... Indescritível e, sem dúvida, emocionante!
As outras partes da cidade de Aspendos não são tão bem preservadas como Efes, que havíamos visitado em Izmir, mas em compensação ela fica localizada em um lugar mais alto da cidade, o que proporciona uma vista linda demais!






Os dias em Antalya juntam história pra escrever um livro quase... foi tudo muito, muito legal! A família dos meus hosts que lembra demaaais a minha família, a maneira como me recebem e realmente fazem com que eu me sinta em casa... A cidade que é tri bonita, aquele marzão, a avó me ensinando turco, tudo...
Fico pensando se não escrevo pouco ou se consigo mesmo expressar de alguma forma a intensidade que transforma alguns simples dias em história pra contar e, principalmente, pra lembrar...
Há uns dias atrás, uma ‘fortune teller’ leu a minha sorte na borra do café e uma das primeiras coisas que ela me disse foi que eu tenho muita sorte =)
Evet... tenho mesmo! E tô cada dia me esforçando mais pra poder aproveitar toda a riqueza dessa experiência  - que eu tenho a baita sorte de estar vivendo – com toda a leveza que ela merece... E que seja doce =)




P.S: não esqueci de contar da festa do noivado, mas preciso de um post só pra isso...Sério: foi demais!!!


Um comentário:

  1. ahhhh quero saber do noivado, agora fiquei curiosa!!!!!

    Que feriadinho básico hein Fê, só 9 dias?!!!! ahahah.. e eu me matei rindo sozinha aqui lendo da avó falando turco contigo, ela deve achar que tu é surda!!!

    Amei o post.. to passeando contigo pela Turquia tá.. bom demais, aproveita, vc tem sorte mesmo!!! ihih.. beijos

    ResponderExcluir