Não importa o quanto vai durar, é infinito agora.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Izmir

No feriado do dia 29 de outubro, fui pra Izmir, cidade onde moram os pais dos meus hosts.

Eles já estavam por lá, mas como a minha escola não fez feriado na quinta (só é obrigatório na sexta...) eu pegueı o busão à noite aqui em Izmit e me mandei!
Infindáveis 7 horas depois, lá estava eu na cidade que todo mundo falava super bem por aqui! O Biray e o pai dele foram me buscar na rodoviária (Otogar) e fomos pra casa deles.
O pai deles é oficial do exército, e eles moram em uma área reservada para militares. Na entrada do conDomínio, um soldado confere com um espelho se não tem nada como uma... boomba embaixo do carro!! Sensação suuper confortável NOT!!

Conheci o resto da família que ocupava (todo) o apartamento hehe. A mãe deles, Sebel, e as primas e seus respectivos marido e namorado (a prima mais nova vai noivar e eu já fui convidaaada pra festança que vai ser em Antalya, uma cidade MARAVILHOSA daqui... Dei pooouca sorte com esses meus hosts, hein??hehe).

Saímos de casa e fomos para um lugar que parecia um vilarejo, super bonito pra tomar o “breakfast”. Aqui não se brinca com comida não, minha gente.... O povo come de verdaaaade: mesa gigante com pão quente a toda hora, omelete, geléias, queijos, çai, de tuuudo e mais um pouco!!


Primeiro breakfast com toda a família!!
Depois do breakfast fomos passear pela cidade que, como haviam me dito, é linda mesmo!!
Estávamos em pleno feriado do dia da República aqui na Turquia, e havia bandeiras gigantes e, principalmente, fotos do Ataturk por todos os laados... É impressionante como eles são orgulhosos do país, mas muito mais ainda do Ataturk (ainda quero escrever só sobre ele... tem assunto, gente, tem assunto hehe!!)


Passeamos pelo centro, pelo mercado, por umas ruazinhas suuper movimentadas e bem parecidas com o centro de Porto Alegre e depois fomos pra casa, porque a mãe deles fez um (pequeno) jantar pra família toda!!

Sabadão, saímos de casa pra mais um passeio da programação completa que o pai deles tinha feito para o feriado (sério... eu só segui as pessoas, que sabiam todo o itinerário e falavam em turco umas com as outras... Daqui a pouco o Biray me avisava pra onde a gente tava indo, mas era isso.. O roteiro tava pronto antes de eu chegar e minha tarefa era seguir hehe. O pessoal aqui é super preocupado em receber bem e cuidar pra que tudo ande dentro “dos conformes”...Não é exatamente a maneira que eu gosto de conhecer uma cidade, mas logo percebi que não tinha como mudar. E aí?? Enjooy =))

Antes da programação, é claro: breakfast. E esse, eu juro que foi um dos lugares mais lindos que eu poderia imaginar um breakfast na minha vida. Eu tava mais impressionada olhando os detalhes das flores, das tendinhas liindas, da nossa mesa em baixo de umas árvores, do céu azulão e um sol lindão, do pão maravilhoso e quentinho com mel e... aaaaaaaah vidão!!! =)


Preparando o bazlama, pão delíícia =)



Depois de consumir calorias pra uma semana de uma vez só, continuamos o passeio!!!

Primeiro, foi a vez de visitar a “Virgin Mary House”, o lugar onde se acredita ter sido a última moradia da Virgem Maria. Suuper bonito o lugar. Tem um muro onde as pessoas deixam seus pedidos, ou agradecimentos e também uma fonte de água que dizem ser sagrada. Eu que não sou lá muito religiosa tava encantada mesmo assim... Pensei muito em uns amigos meus e trouxe um pouco da água pra levar pra Ana, pro Diuli, pra tia Inês e pro tio Severo, que eu sei que adorariam visitar esse lugar! Espero que eles gostem =))




Seguindo o roteiro do pai (amigos psicólogos... interpretações mil aqui hahaha!!) fomos para Efesus... De novo: eu tava transbordando com a lindeza dos lugares que eu tava visitando nesse dia. Eu ainda não consegui encontrar palavras pra descrever aquele lugar. É simplesmente maravilhoso, demais!!! Efesus era uma cidade da Grécia antiga, onde ficava o maior teatro daquela época e também a Biblioteca de Celsus. Eu não sou muito boa em ficar contando histórias da Grécia antiga, e ainda não consigo nem contar como eu tava feliz e encantada com tudo que eu tava vendo por lá, então... Melhor deixar as fotos falarem por si só =)



Japoneses brotam de todos os lugares!!
O Biray, a Miray e eu andamos por duuuuas horas lá dentro e eu tirei mais de 100 fotos, com certeza!! Claro que começamos a cansar em certo ponto, mas aí as piadas do Biray aliviaram o caminho ( “Can you see this butterfly? It is na ancient butterfly, the mother of all the others in the world!! Can you see this spider web? This is an ancient spider web, where the spider who transformed Spiderman was born…after transforming him she also made a special appearance in Harry Potter’s movie!! “ E pra fechar, em um lugar onde eles estão fazendo escavações ele encontrou o primeiro bungee jump da história e segundo ele, Platão teve suas primeiras e melhores idéias pulando daquele bungee jump!!!) EU RI!!!!


Fomos descansar à beira mar de Izmir, com uma vista de tirar o fôlego. Depois ainda visitamos uma vila charmosérrima e linda de morrer, onde são produzidos uns vinhos bem docinhos e gostosos.


No domingo, o breakfast foi na padaria que a mãe deles tem em Izmir (sim, gente.. brincaaamos de comer durante o feriado!! Isso que eu to só contando do breakfast pra não passar vergonha aqui hahahahaha!)
Fomos conhecer mais alguns lugares da cidade e depois Biray e eu pegamos o ferry boat para o outro lado da cidade pra passear um pouco por lá (não lembro o nome do lugar, que feio!!).


My sweet host family



PlanoZ delivery =)
Antes de irmos pra casa, ainda encontrei o Mert, um figura que mora em Izmir e que o meu amigo Roger conheceu enquanto eles faziam intercâmbio na Hungria. O Roger mandou um CD da PlanoZ pra ele e eu fiz o delivery... Tomamos uma cervejinha pra celebrar hehe e depois eu e o Biray fomos pra casa, que naquela noite voltaríamos pra Izmit.







Eu tava super cansada mas também super feliz. Amei o fim de semana... Tenho certeza que foi bem diferente do que seria uma viagem pra lá só com amigos, mas de qualquer maneira, eu adorei o climão de estar em família...as risadas, dividir a mesa com um monte de gente.... Me deu uma saudadona gigante de toda a minha família e, putz... principalmente do meu pai. Bah...ele ia amar essa cidade, tenho certeza!! Pensei muito nele o tempo todo, e acho que é por isso que as lembranças de Izmir vão ser sempre mais lindas do que eu poderia construir sozinha...

Como sempre: mais fotos estão no Facebook =)

8 comentários:

  1. Fêzita! Linda a tua viagem, bem como estas histórias. Estou aqui olhando estas fotos e com uma vontade louca de viajar também... Beijos com saudades

    ResponderExcluir
  2. Fe!
    Volta lá e traz a água da Virgem Maria pra mim também, to precisando!! hahah
    Eu aqui, lendo tudo isso, poderia dizer que essa viagem dará um livro... e que tu escreve muito bem!! =)
    Muito lindo tudo isso que escreve... nossa!
    Mas acredito mesmo que só estando aí pra entender tudo que tu tá sentindo e escrevendo pros amigos aqui!
    Fica bem ai, tu tá sempre nos meus pensamentos!
    Perdi minha parceira de Lima, heheh...
    Não esquece aquilo que te disse no Mc da Silva Só uma vez, quando tu confirmou o teu destino... eu vou te visitaarrr!!
    Beijos com sabor de saudades!

    ResponderExcluir
  3. Amore... nem preciso dizer que uma lágrima teimou em cair durante a leitura desse "post", acho que viajei junto a cada palavra tua... e como as semelhanças sempre nos pegam... entãããooo já viu né?!

    Fico feliz em te ver feliz, vivendo e sentindo cada coisita da tua experiencia!

    ICH LIEBEN DICH!

    BJOBJO



















    ICH LIEBEN DICH!

    ResponderExcluir
  4. Que lindo Fê...concordo com a Sandrinha! Esta viagem merece um livro!!! A Ana, o Duuli, a Inês e o Severo vão adorar a tua lembrança. Bjsssss

    ResponderExcluir
  5. Fê, traz uns 15 litros da água, que estou bem precisando.

    :)

    Agora, falando sério... aproveita tudo aí, conta sempre o que fizeres... e seja muito feliz.

    ResponderExcluir
  6. Amei Fê!
    Acho que voce sentiu BASTANTE do que eu senti no meu fim de semana na Antalya com a host family né!!
    Mas anfim, mesmo assim, nada consegue mudar a emoção que a gente sente ao ver aquelas construções antigas pra cacete, e aquele mar azul de doer... é lindo
    Adorei
    Beijao

    ResponderExcluir
  7. Nena Nena. Volta lá, compra uma dessas caixas d'água de 500 litros e manda ver!!! É muita gente precisando de bençãos por aqui, a começar pela família. Dá um jeito, que trazer isso vai ser BEM fácil.
    Bjs bjs Te amo
    Pá e família

    ResponderExcluir
  8. Fê!!! Mas que honra sermos lembrados por ti nesses lugares maravilhosos, fiquei mto feliz, quero ver a mãe então quando contar pra ela da água.. vai se achar..hehe..
    Nossa Fê não pensei que tu tava passando tão "mal" aí, cada banquete hein amiga?! E cada lugar lindo, não imaginava que era assim.. e ao vivo deve ser melhor ainda..
    Adorei teu blog, vou acompanhar tua viagem por aqui.. bom demais.. imagino que deve se apegar nas pessoas, e realmente talvez nunca mais se vejam né.. São momentos únicos, pode ter certeza que muita gente queria estar no teu lugar, então curte cada momento, cada novidade, lugares, pessoas.. Te cuida!!
    Ym super beijo da família Kunst.. e um especial da Cecília!!! Quando vc voltar ela já deve estar caminhando né amiga..hehe..

    ResponderExcluir