Não importa o quanto vai durar, é infinito agora.

domingo, 29 de maio de 2011

Cappadocia

Depois de muito tempo enrolando (e esperando sobrar um money também =), finalmente a viagem pra Cappadocia saiu do papel !!

O destino é bem famoso fora da Turquia, e os turcos sabem bem disso - a gente  já tava esperando que essa viagem ia nos custar um pouco mais caro do que as outras, mas que também valeria a pena!

A Cappadocia é uma região da Turquia, não é uma cidade só como muita gente pensa.
Eu e a Leslee nos hospedamos em Göreme, que é uma cidade pequena - mais parece uma vila - e onde quase todo mundo mora naquelas chaminés, ou cavernas típicas da região. Os hotéis também são construídos dentro dessas "cavernas", e são lindos de morrer!!

Como todos os lugares aqui na Turquia, a Cappadocia também impressiona pela história e, principalmente, pelo fato de conservar e permitir que a gente caminhe por dentro de cidades subterrâneas que serviam de refúgio para os cristãos na época dos impérios Romano e Bizantino. Fala sério: nesses lugares eu seeempre, sempre lembro dos meus professores de história e penso: putz! e eu (vi)vendo tudo isso 'de verdade!!' Emocionante descreve bem a Cappadocia =)

Eu e a Leslee saímos de Izmit na sexta (13.05) e chegamos lá no sábado pela manhã. Na chegada em Göreme, um senhor que cuida do posto de informações da cidade, liga para os hotéis para avisar que os turistas chegaram!! Aí é um festival de van de hotel pra cá, de hostel pra lá...todo mundo procurando seus hóspedes!

Nosso hostel se chamava Flinstones Cave Hotel (http://www.theflintstonescavehotel.com/) e, como já é de praxe em relação aos nossos hostels, rendeu muitas, mas muuuitas piadas!!! Primeiro que a gente não sabia o nome do dono e ficou chamando ele de Fred Flisntone até ir embora! Depois, o dono (que era muito engraçado) ainda lançou uma das frases que a gente segue repetindo e se matando de rir sempre que lembra: "Remember: Turkey loves you!!!!"hahahahahahahahaha
Anyway, o hostel é lindo demais, o quarto era lindo também (e tinha janelas =)), tem piscina, café da manhã delicioso, e o Fred Flisntone super prestativo pra ajudar a fazer tour ou até mesmo pra pegar a 'Flinstone van" e te levar pra onde tu quiser =)). Tudo isso por 20liras por noite. Tá pra nós hehe!!

Piscina e os "reservados" para o narguile

Como tínhamos muita coisa pra ver em pouco tempo, resolvemos nos juntar a uma "excursão" no primeiro dia. Foi uma ótima pedida: a agência busca a gente no hostel, oferece a van pelo dia inteiro, almoço e a entrada na cidade subterrânea de Derinkuyu e no Ihlara Valley. A gente ainda foi a um monastério (Selime Monastery) e fez algumas paradas para vistas panorâmicas e de tirar o fôlego.

A cidade subterrânea é simplesmente demais. A gente desce mais de 5 "andares" de túneis, passagens, espaços dentro das pedras que se supõe que fossem a cozinha, banheiro, despensa... Em alguns lugares há umas chaminés, que permitem a passagem do ar e de um pouco de luz. Dizem que os moradores dessas cidades passavam mais ou menos um mês lá dentro e aí precisavam sair pra tomar um pouco de sol, de luz... eu aguentei mais ou menos uma hora lá dentro e já pedi pra sair =)) Nem fui até o último andar porque já tava no meu limite, é super angustiante ficar lá dentro!!!

No Ihlara Valley a gente pode visitar uma igreja, que ainda pinturas super bem conservadas em quase todo o teto e paredes. O que chama a atenção é que o rosto de todas as figuras está totalmente danificado, mas isso não é ação do tempo: quando os muçulmanos ocuparam a região, eles mesmos pintaram (ou riscaram as pinturas) porque também ocupavam aquele espaço para orações - e em espaços de oração dos muçulmanos não é permitido nenhuma imagem de qualquer ser vivo (por isso que todas as mesquitas são decoradas somente com mosaicos e arabescos!!).

Monastério
Na volta pra Göreme a gente ainda parou em alguns lugares pra fazer fotos de toodo o vale. E lá vou eu de novo dizer que não tenho como descrever a beleza de estar lá! O vale é gigaaante, e as pedras se confundem em formatos lindos, e dão a impressão de que vão até o infinito... Inesquecível!

Quando chegamos na cidade, eu e a Leslee ainda fomos andar um pouco pelo "centrinho", visitar as lojinhas e tivemos a grande sorte de nos perder em uma ruazinha que nos rendeu uma das vistas mais lindas do dia que tinha sido nublado até então: o sol se pondo em todo o vale e enchendo de uma cor lindíssima o fim do nosso primeiro dia por lá... Lucky us, as usual =)))

Nossos colegas de quarto no hostel eram diversificados, digamos assim hehe: uma japonesa que mora nos EUA, dois indianos que vinha de um tour pela Turquia e um americano e toda a baguunça que ele conseguiu fazer em pouco tempo no espaço que ele tinha no quarto!
Os indianos e a japonesa iam fazer o tour de balão no domingo de manhã, e por isso acordaram às 5 horas (Siiiiiim!! Outra surpresa sobre a Cappadocia: não há balões voando o tempo inteiro no céu!! Os tours são só entre 5:30 e 7 da manhã =)).
Eu acordei quando eles sairam do quarto, mas acabei dormindo de novo.. Lá pelas 6:30, ouvi um barulho na rua e acordei de novo. Abri a porta do quarto e me deparei com isso aqui:

Peguei a máquina fotográfica e saí correndo do hostel, e aí fiquei curtindo o céu mais lindo que já vi na vida =)

Depois do café, nós aceitamos uma carona do Fred Flisntone que nos levaria até a entrada do Open Air Museum. Acabamos sendo convencidas pela família chinesa que estava na van com a gente a ir com eles
até um outro lugar e voltar de lá por uma trilha, por onde poderíamos chegar até Pasabağ.
Foi divertido pelas piadas que a gente fez, pela família chinesa que era um amor e pela vista linda dos
lugares que a gente passou: mas foi cansativo uma barbaridade hahaha!!
A Leslee só me olhava e dizia: "ainda bem que a gente não se deixou convencer pelos indianos que nos
convidaram pra fazer um passeio à cavalo por esse vale!!" hahahahahahaha...

Das chaminés de Pasabağ, a gente pegou um ônibus de volta pra Göreme pra, aí sim, irmos ao

Open Air Museum. A canseira tava grande, afinal a gente já tinha caminhado por umas 3 horas,
mais meia hora subindo a rua pra chegar até o tal museu... claro que era lindo, mas o cansaço nos
fez terminar o tour um pouco antes eu acho...

Anyway: mais diversão tirando fotos de tantos, mas taaaaaaantos turistas asiáticos e velhos europeus.

A gente passou dois dias se perguntando: quantas pessoas ainda restam no Japão e quantos velhos
ficaram na Alemanha, Itália e França...porque sério: TEM MUITO JAPONÊS E MUITO VELHO NA
CAPPADOCIA!!!!

Até a Leslee ficou famosa =)

Depois do museu fomos comer e voltamos pro hostel, pra empacotar nossas coisas e nos preparar pra
pegaro ônibus de volta. Pra nossa sorte (de novo), passamos no "escritório" da empresa do nosso bus
pra confirmar o horário, que era às 20h. Aí o tiozão avisou que deveríamos estar lá às 19h,
porque 20h é a hora que o bus sai de Nevsehir, a cidade ao lado... Bom que avisam,né???
Aí é aquela reunião de turistas de novo, todos no centrinho esperando seu ônibus chegar.
Hora de fazer piada de nós mesmas: toooda turistada pegando ônibus pra Antalya, Izmir, Mardin...
e a gente lá, no ônibus pra Istanbul, mas tendo que descer uma parada antes na nossa looovely Izmit.

Anyway... não ser turista tem das suas vantagens: a gente gastou bem menos do que pensava e voltou de
lá planejando a próxima viagem =)