Não importa o quanto vai durar, é infinito agora.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Safronbolu

Então que nesse findi, Leslee, Mila e eu rumamos a Safranbolu,  cidade considerada Patrimônio Histórico pela Unesco. Uma cidade VELHA, como já se pode imaginar =))
As casas, as pessoas, os carros, as ruas... é tudo velho. O tempo passa devagaaaar, e parece ter parado há alguns anos atrás, quando a cidade ainda era uma estação pra caravanas que faziam a travessia da Rota da Seda entre a China e Anatolia!
O nome Safranbolu vem da palavra safran (açafrão) - dizem que aqui se encontra o açafrão de melhor qualidade do mundo...então tá!!!

Safranbolu tem mais de 2000 casas tradicionais turcas, que foram construídas nos séculos 18, 19 e começo do século 20. Uma dessas casas era a nossa pensão =) Bastoncu Pensyon, uma construção de mais ou menos 300 anos e motivo pra piada pra mais uns 300 também!! 20 liras por noite com direito a café da manhã e o dono da pensão ainda foi nos buscar na rodoviária. Opa, tá pra nós!!! O quarto não tinha janela e banheiro, só no estilo turco, mas ainda assim: tá pra nós hahaha!!!

Dispensa comentários!!

No sábado a gente deu umas voltinhas pra conhecer um pouco da cidade e logo descobrimos que a cidade acabava antes do que a gente pensava!!! Já estávamos por dentro das ruas das compras (super baratas, por sinal!! Comprei um monte de lembrancinha bem legal viu amigos?? hehehe), e já havíamos nos abastecido com caixas de helva e lokun (doces turcos). O lokun que é produzido em Safranbolu é famoso, então fazer o quê além de apreciar???

Loja de lokun

Deixamos nossas sacolas na pensão e aproveitamos para perguntar onde ficava o Safranbolu Sofrasi, restaurante que era dica do guia que a Leslee tinha levado pra lá. A dona da pensão apontou com a mão pra rua e disse "Orada!", que quer dizer "ali". Pfffff.... a gente tava quase dormindo dentro do restaurante, era realmente "ali do lado", ou melhor "ali na esquina".
Chegamos no restaurante, que era uma casa (velha) na verdade, e a família estava jantando em uma das mesas. Sentamos ao lado deles, fizemos nosso pedido e uma das mulheres foi pra cozinha enquanto as outras seguiram jantando e acompanhando a novela =)
De restauraaante não tinha nada - éramos nós e a família e os amigos deles como que dividindo a refeição na mesa da cozinha... Uma graça! E como dizia o guia da Leslee "tinha um clima de novela turca"...
Eu e a Mila fomos de Iskender (que geralmente é um prato com carne, molho de tomate e iogurte, mas esse veio com um gözleme, que é uma massa tipo uma panqueca) e a Leslee, como sempre, pediu um prato de mantı (que tem o "ı" sem pontinho e pronuncia "mantã" ou algo assim) que é uma massa que parece ravióli também com molho de tomate e iogurte!! Dilííííííiça!!!

Iskender e gözleme

Como AINDA era cedo (sério, o tempo se arrasta naquele lugar!!) fomos tomar o çay pós-janta em outro lugar! Entramos no café/restaurante que era o menos assustador e que estava ocupado pelo maior número de pessoas. Outro lugar velho e acarpetado e sendo servidas por senhoras velhas e de lenço na cabeça...

AINDA era cedo hahaha então fomos caminhar mais um pouco e achamos o que a Leslee chamou de "Istiklal street" de Safranbolu. (Istiklal é o nome de uma das ruas mais famosas e movimentadas de Istanbul... alto nível de ironia mode ON!!!). Encontramos um pub, obviamente um lugar com cara de velho, com uns cantores agitando umas canções pop turcas e - pasmem!!! - gente jovem reunida!!! O clima não era dos melhores e logo estávamos indo de volta a nossa pensão!

No nosso quarto, como eu já disse, pencere yok (sem janela)!!!
Um bafo de dar dó por causa do aquecimento e a confirmação de que tudo que as pessoas falavam ou qualquer movimento de qualquer um lá dentro refletia em barulho pra qualquer um lá dentro ouvir... belezura de noite que viria hahahaa! Fomos perguntar se havia outro quarto e o dono disse que não havia nada disponível, mas que ele desligaria o aquecimento e que quando ele abrisse nossa porta durante a noite, iria melhorar. MEEEEDOOOO!!! O que ele quis dizer com "quando eu abrir a porta do quarto durante a noite" a gente não pagou pra ver! Passamos a chave e torcemos pra ter sido só uma falha na tradução do inglês meia-boca do cara!!! Ooooooffff yaaaa!!!hahahahahhaha

A manhã de domingo começou cedo pra Mila, que acordou com as galinhas - ou no caso, com os hóspedes do andar de cima caminhando e fazendo barulho! A minha manhã e a da Leslee começou com a Mila reclamando repetida e infinitamente sobre o barulho enquanto a gente tentava fazer graça e usar os 300 anos de piada disponível por 20liras pra dar uma leveza pra situação =)))
Arrumamos nossas mochilas e fomos tomar café da manhã. A senhorinha simpática dona da pensão nos serviu o café na mesa da cozinha, uma graça!! Nossos 3 pratos prontinhos com o tradicional kahvaltı turco: pepino, tomate, queijo branco, um ovo cozido e uma fatia de presunto (ou salsicha, ou sei lá o como chamar aquilo!!). Pão e geléia que a senhorinha mesmo tinha feito - uma de figo e outra de rooosas e obviamente: çay!

Seguimos nosso rumo em direção a um museu que também era colado na nossa pensão e depois fomos para o outro canto da cidade para ver a Clock Tower e um castelo que parecia mais bonito visto do alto do outro morro que estávamos no dia anterior =) A vista de lá era linda, anyway!!

Almoçamos no Cinci Han Hotel, lugar lindíssimo e com uma história super bonita também (que é só clicar no link "azul cor de link" ali e achar =)).

Depois, voltamos pra rua das compras (como diz a Leslee "Safranbolu robbed us!!") e encontramos uma loja de açafrão com um dono tooodo conversador (tivemos que colocar todo o nosso conhecimento de turco em prática =)) que oferece chá de açafrão de graça e faz com que a gente acabe comprando também =)
Ele tem fotos com gente de muuuitos lugares do mundo todo e até as dicas de como usar o safran em várias línguas - inclusive Portekizce hehehe!

Seguimos andando (e comprando) e fazendo hora até pegarmos o ônibus (velho, mas veeeelho)
que nos levaria para "Yeni safranbolu" - Nova Safranbolu - onde pegaríamos outro ônibus para a rodoviária!

Yeni Safranbolu também parece velha. Sei que parece que eu tô exagerando, mas a sensação era bem
essa mesmo! Safranbolu lembra a cidade de Zaíra, do livro Cidades Invisíveis:
"Uma descrição de Zaíra como é atualmente deveria conter todo o passado de Zaíra. Mas a cidade não conta o seu passado, ela o contém como as linhas da mão, escrito nos ângulos das ruas, nas grades das janelas, nos corrimãos das escadas, nas antenas dos pára-raios, nos mastros das bandeiras, cada segmento riscado por arranhões, serradelas, entalhes, esfoladuras."
Safranbolu é a própria descrição do seu passado. Na verdade, parece que não passou...
e o passar do tempo se arrasta acho que é pra gente poder se lembrar daquilo que também envelhece e passa tão rápido na gente mesmo...

Fim de semana lindo, anyway... Na companhia de duas queridas yeni amigas, que vão habitar minhas memórias não importa o tempo que passar =))