Não importa o quanto vai durar, é infinito agora.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O noivado

Aqui na Turquia é assim: a família da noiva organiza o noivado e a família do noivo organiza o casamento!

Pensem comigo o que é estar na casa da família da noiva durante os preparativos e a festa do noivado!! Incluem-se aí os pais, os avós, os tios, primos, irmã, cunhado – todos no mesmo apartamento – mais a família do noivo que veio de outra cidade e, junto com ele, está hospedada em um hotel da cidade!
Essa era eu em Antália =)

No dia da festa, logo depois do kahvalti, as mulheres da casa foram pro salão de beleza se arrumar! Contrariando a lógica, eu fui pra praia aproveitar o dia lindo de sol e “calorzinho” e nadar no mar mais lindo que já vi na vida! (tão lindo que eu até menti pra mim mesma a respeito do “calorzinho”!!).

Voltei pra casa, tomei banho, arrumei o cabelo e fiz minha maquiagem...tudo isso seguida pela avó falando em turco e preocupada que eu iria atrasar a chegada dela na festa! Ô tranqüilidade!

Todos prontos, bora pra festa... 2 horas antes!! Ficamos por lá das 18 até umas 20h quando os convidados começaram a chegar! E a avó andando por lá toda orgulhosa e recebendo os amigos dela! Um sarro!
Çiğdem e Serhat - os noivos



Depois da janta ( que como era de se esperar de um evento aqui na Turquia envolvia muita, mas muuuita comida!!), o DJ-músico-cantor-animador (não defini muito bem!!) chamou os noivos para uma dança e aí começou o baile!!hehe
O cara começou a tocar umas músicas tradicionais turcas e tooodo mundo cantando e dançando na maior animação!
Entrando no clima!!

Avó arrasando =)

Um tempo depois, foi a hora do break para o momento oficial do noivado.
O avô da noiva, que é a pessoa mais velha da família, foi quem conduziu a cerimônia. Óbeveo que não entendi nada, mas eu achei tudo lindo mesmo assim!!! O avô é um fofo, e tava toda a família chorando com o discurso dele!
As alianças estavam unidas por uma fita vermelha. No final da cerimônia, eles colocaram as alianças um no outro e o avô cortou a fita, mas eles seguiram com ela até o final da festa!



Cortando o bolo
Noiva orgulhosa da aliança =)



E a festa seguiu animadérrima por mais horas e horas! Todo mundo dançando (e isso me inclui, porque eu não podia sentar que alguém vinha me puxar pra pista de novo!!)  Até aprendi umas coreografias de umas danças tradicionais...tô quase turca!!

Eu simplesmente ADOREI a festa! Foi uma experiência demais! A cultura da Turquia é muito linda, encantadora... e é muito bom poder viver um pouco disso com essa família mais linda ainda que me acolheu tão bem por aqui!





Algumas considerações: 
- Os noivos não se beijam em frente às outras pessoas. Trocam dois beijinhos no rosto e só! E isso vale pra todos os casais aqui – eles nunca se beijam em público (especialmente aqui em Izmit, em Istanbul já é um pouco diferente...), nem mesmo em barzinhos ou festas!!
No final da festa, a gente foi pra um pub com alguns amigos deles e no final da noite, fomos levar o noivo pro hotel onde ele tava hospedado! Os dois se despediram com dois beijinhos, um abraço e...pronto! Cada um pro seu lado e fim de festa! Muito,muito weird pra mim e super mega natural pro resto do povo! Então tá...

-Aprenda a dançar uma música tradicional e faça um turco feliz hahaha! Eles não paravam de filmar e fotografar enquanto eu dançava, achando liiindo! Eu me divirto!hahahaha

Pra fechar o post, meu vídeo arrasando na pista ao som de "damat halayı".





4 comentários:

  1. Preta, essa dancinha me lembrou muito aquela: então libera, libera, libera mais um chopp... hahahaha! mas só achei que tu poderia ter terminado com uma rebolada com o dedinho na boquinha... nada mal para uma festa de noivado que nem beijo na boca rola! sempre lembrando: não vai ser deportada, peloamordedeus! te amo!

    ResponderExcluir
  2. Rá!
    É uma festa turca no CTG???? Dancinha de CTG, acordeão de CTG....hahahahaha muito bom!

    ResponderExcluir
  3. A dancinha tá demais!
    Guria! É impressionante, mas a gente viaja junto contigo!
    Delícia!

    ResponderExcluir