Não importa o quanto vai durar, é infinito agora.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Ano novo


“Isso é o que te desejo na nova década. Zézim, vamos lá. Sem últimas esperanças. Temos esperanças novinhas em folha, todos os dias. E nenhuma, fora de viver cada vez mais plenamente, mais confortáveis dentro do que a gente, sem culpa, é. Let me take you: I’m going to strawberry fields.” Caio Fernando Abreu 




Dia 31 de dezembro, quando a Tuğba - profe querida da minha escola - entrou na minha sala, fechou a porta e disse “wait!”, eu já comecei a chorar!
Na palma da mão ela tinha anotado o que queria me dizer e o Google tinha ajudado a traduzir: “You are very beautiful person! You are very beautiful! Happy new year! I hope you will be blessed! I love you very much!”.

Com Meltem e Tuğba
Aí ela tirou do bolso do avental uma caixinha com uma pulseira linda com o olho grego em pedrinhas, e ainda fechou com o “güle güle kullan”, que significa algo como “use em dias felizes”.

Naquela hora eu só confirmei o que já vinha pensando durante a semana: essa virada de ano não é de simpatias, rituais e pedidos...é de agradecimentos! Não que eu não deseje nada ou que não tenha planos para o ano novo. Mas é que eu to cercada de tanta gente querida,  de pessoas que em pouco tempo se tornaram tão especiais pra mim e me fazem tão bem...  

2010 foi um baita ano pra mim: ano da minha formatura (certamente um dos dias mais felizes da minha vida), ano que conheci a Aiesec, ano que resolvi bancar meu sonho de viajar, ano que conheci gente boa demais, ano em que minhas amigas resolveram engravidar e me deixaram feliz junto com elas (Fabi, Ana, Greice... to louca pra ver esses babies =))... Inesquecível, certamente!!!

Mas o tempo passa e é bom poder se dar conta de que...tudo passa!! Tão simples e tão difícil ao mesmo tempo!! Tudo toma seu rumo e a gente se depara com a impermanência das coisas e das pessoas e de cada momento que a gente vive! Por isso que eu tava tão de boa nesse ano novo...  porque no momento que eu tô vivendo agora, eu tô bem ocupada vivendo agora!!!

Ocupada percebendo os motivos pro que eu faço ou deixo de fazer, ocupada em não ser tão chata comigo mesma, ocupada me dando conta de como é bom conhecer gente nova e deixar que elas entrem na minha vida sem que eu me sinta invadida, e também não forçando a barra achando que todo mundo que eu conheço é necessariamente uma pessoa legal ou um novo amigo – gente chata e desinteressante tem em todo lugar do mundo! E claro...ocupada curtindo as pessoas queridas que eu conheci aqui e que me mostram todos os dias que a linguagem é bem mais do que saber falar a mesma língua...

Aí a pergunta: é momento de agradecer a quem?
Minha família, que é simplesmente tudo pra mim e meu motivo de maior orgulho nesse mundo, meus amigos maravilhosos que mesmo longe são toda a força que eu preciso pra ficar bem...  E a mim mesma, é claro!! Eu que to bancando essa brincadeira aqui. Bancando morar a milhares de quilômetros de casa e principalmente da minha família e dos meus amigos, bancando as esquizitices e lindezas da Turquia...Tô bancando uma vida nova e isso não é bolinho! Até orgulho de mim mesma é novidade por aqui =))



Enfim...se é pra desejar algo pro ano novo, que seja se dar conta de que todo dia é ano novo quando a gente se propõe a viver com mais intensidade...quando a gente se dá conta de que cada diazinho é um presentão e a grande chance de fazer dele o melhor  dia que ele pode ser!
Mente quieta, espinha ereta e coração tranquilo... olhos, ouvidos  e sentidos atentos pra continuar celebrando cada dia! Sonhar é bom, é necessário, é poder dar cor pra vida... mas se dar conta de que meu sonho agora é a realidade que me cerca...Bah, isso é bom demais!!!
A celebração do ano novo foi assim: sem roupa nova, sem roupa branca, sem pular ondinhas ou comer lentilha e uva e guardar aquelas sementes todas!! Foi com 3 meia-calças, umas 8 blusas e casaco preto... o negócio era fugir do frio e celebrar...eu tava em Istanbul, o que mais eu poderia querer???




Feliz ano novo! Que seja doce e de esperanças novas todos os dias...

7 comentários:

  1. Que LINDO, Fê! Me emocionei afu (:

    ResponderExcluir
  2. Fê!! Lindo demais o teu texto!
    Tmb me emocionei aqui! =)

    ResponderExcluir
  3. "Fêhiã" e seu dom inexplicável de externizar os sentimentos em palavras escritas. Conseguistes de forma suave e serena acalmar os corações daqueles que te amam aqui no Brasil e desta forma, atenuar a saudade que sentimos de ti, da tua cia, do teu sorriso e do teu "meu chapéu!". Sim, isso mesmo! Mas EU SEI o quanto isto está te fazendo bem e ME ALEGRO CONTIGO a cada dia, a cada momento que conversamos!!!Que seja doce, puro e justo!!!!See you soon!!!XOXOXO

    ResponderExcluir
  4. Fê... a cada vez que leio tuas palavras me sinto muito próxima de ti. Tuas palavras sempre me fizeram um bem maravilhoso e continuam fazendo, mesmo de tão longe!!!
    Amei tuas palavras de ano novo e com certeza o que nos traz felicidade são as pessoas que estão conosco e nos amam.
    Te amo neguinha...

    ResponderExcluir
  5. Fê, lindo o que tu escreveu. Também fiquei emocionada, tu soube descrever de uma forma única os teus sentimentos.

    E "linguagem é bem mais do que saber falar a mesma língua..." - tu disse tudo!

    ResponderExcluir
  6. Simplesmente lindo teu texto cunha. Fico feliz e tranquila em saber que está tudo bem contigo e que tu está adorando a experiência. Assim, vai aliviando a saudades. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Dear blogger,

    we have just released the results of the IX11 blog competition. You can find the results here:
    http://en.bab.la/news/top-100-international-exchange-experience-blogs-2011

    We had 220 participating blogs this year so unfortunately not everyone could be amongst the top 100 blogs. Nonetheless, we are proud of every blogger sharing his or her experience on living abroad! We have read many wonderful stories and wish we could switch with you. Keep on blogging!

    We wish you a wonderful weekend.

    Best regards,

    Valerie
    on behalf of bab.la and Lexiophiles

    ResponderExcluir